sábado, 30 de janeiro de 2016

DOCUMENTO OFICIAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA CONFIRMA A REALIDADE DOS OVNIS




Fonte da imagem: http://www.fenomenum.com.br/ufo/governo/brasil/noob.htm

Fábio José Lourenço Bezerra

     Em 19 de maio de 1986, no período da noite, cerca de vinte e um OVNIs, em forma de esferas luminosas, foram detectados pelos radares do CINDACTA I (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), sediado em Brasília. Essa verdadeira esquadrilha de OVNIs permaneceu nos céus brasileiros durante aproximadamente três horas, tendo sido observada nos Estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O caso ficou conhecido como “A Noite Oficial dos OVNIs” entre os ufólogos brasileiros.
    Diante disso, o COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro) considerou a segurança de voo ameaçada, principalmente em São Paulo, região onde há o maior número de rotas aéreas do Brasil, e que foi justamente onde a atividade dos OVNIs era mais intensa naquela noite. Isso provocou a realização de duas operações de interceptação e perseguição dos OVNIs por caças Mirage e F-5, comandadas pelo Alto Comando da Força Aérea Brasileira , uma partindo da Base Aérea de Santa Cruz, no Estado do Rio de Janeiro, e a outra de Anápolis, em Goiás.
   Em uma iniciativa até então inédita, no dia seguinte, o Ministro da Aeronáutica na época, o Tenente-Brigadeiro do Ar Octávio Júlio Moreira Lima, em conjunto com os pilotos dos caças, participaram de uma coletiva de imprensa onde todos eles confirmaram os acontecimentos acima descritos, descrevendo as características e o comportamento dos objetos e admitindo desconhecerem o que eles eram.
     O relatório oficial sobre o caso, produzido pela Força Aérea Brasileira, com data de 02 de Junho de 1986, foi “desclassificado”, isto é, tirado da condição de confidencial no ano de 2009, sendo posto à disposição do público. Nesse relatório consta o seguinte:
[...] 1 - Da análise dos acontecimentos este Comando é de parecer, de acordo com as informações dos controladores, pilotos e relatórios anteriormente elaborados, pelo I CINDACTA, que alguns pontos são coincidentes no que tange ao eco radar, aceleração, iluminação, velocidades e comportamento, tanto pelas detecções técnicas como visualização efetuadas.
2 - Alguns que podemos citar são os fenômenos que apresentam certas características constantes a saber :
    a - Produzem ecos radar não só do Sistema de Defesa Aérea, como também das aeronaves interceptadoras simultaneamente, com comparação visual pelos pilotos.
    b - variam suas velocidades da gama subsônica até supersônica, bem como manteêm-se em vôo pairado.
    c - Variam suas altitudes abaixo do FL-050 até altitudes superiores FL-400.
    d - As vezes são visualizados devido à luzes de cores brancas, verdes, vermelho, outras vezes não se tem indicação luminosa.
    e - Tem capacidade de acelerar e desacelerar de modo brusco.
    f - Capacidade de efetuar curvas com raios constantes e outras vezes com raios indefinidos.
    3 - Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer, que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também voar em formação, não forçosamente tripulados (grifo nosso).”

    Como vimos acima, a descrição dos fenômenos no relatório da FAB demonstra características e comportamento típicos de OVNIs vistos em todo o mundo, com capacidades muito acima da tecnologia terrestre, inclusive que os objetos eram sólidos e demonstraram comportamentos inteligentes.
       Abaixo postamos o vídeo de uma reportagem sobre o caso, disponível no Youtube:


ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário